Tecnologia Kasco

A Kasco P&D é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções em Aprendizado de máquina, fornecemos soluções de pilha completa, que englobam algoritmos, software e dispositivos de IoT.  Sediada em Campinas, São Paulo, com mais de 17 funcionários, a Kasco mantém um time de pesquisa e desenvolvimento altamente capacitado e parcerias estratégicas para a entrega de produtos inovadores. 

A diversificada base de clientes da Kasco consta com concessionárias de energia, multinacionais de bens de consumo, empresas de segurança, multinacionais do agro negócio, além de instituições de fomento a pesquisa e desenvolvimento. 

Atualmente, ela é pioneira no desenvolvimento de soluções com inteligência artificial para diferentes setores. Dentre as principais soluções desenvolvidas, podemos citar: O MVI (Multi Vision Inspection), referente ao uso de Deep-Learning para inspeção de linhas de energia elétrica utilizando veículos terrestre e drones. O FaceId, é outra solução a qual utiliza o estado da arte em algoritmos Deep-Learnging para detecção e reconhecimento facial, sendo uma plataforma completa de reconhecimento facial, a qual integra sistema de detecção, API´s de integração e sistema de gestão para a geração de relatórios precisos. 

O Kasco A.I (KAI) é uma estrutura proprietária a qual integra uma loja de datasets (Kasco Image Store), uma loja de algoritmos Deep-Learning customizados (Deep+) e API´s de Integração. 

O KAI fornece suporte crítico para o treinamento de algoritmos e processos de melhoria de produto permitindo que a empresa construa uma linha de produção de algoritmos semiautomáticos que se aprimora constantemente e se torna mais autônomos ao longo do tempo. Como diferencial a Kasco possui capacidade de desenvolvimento de novas redes neurais com menor esforço humano e menor tempo de entrega, buscando constantemente os melhores resultados. A Kasco possui também o KVI (Kasco Visual Inspection) como solução para inspeção de qualidade de produtos em linhas de produção industrial.  Utilizando os próprios frameworks Deep-Learning para a inspeção de todos os produtos, ela consegue identificar falhas em embalagens, invólucros, caixas, tampas, etiquetas em linhas ultra rápidas, analisando falhas em diferentes visões do produto e diferentes  SKU´s.

Equipe , Tecnologias e Diferenciais

A Kasco P&D desenvolveu ao longo dos anos, um time de alta performance com capacidade de atuação em diferentes áreas do conhecimento. Esse time é formado por uma combinação de pesquisadores com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de projetos e produtos, com desenvolvedores recém-formados e estagiários, além de executivos e consultores, combinando assim diferentes ideias e visões ao longo do desenvolvimento do produto.

Entre as tecnologias e conhecimentos, a Kasco tem se especializado na integração de uma diversidade de tecnologias, frameworks e plataformas proprietárias e abertas para a evolução de seus produtos, sempre customizando e desenvolvendo novos módulos para atender as demandas dos clientes e melhor aproveitamento dos recursos de hardware. Em relação aos frameworks para as aplicações de inteligência artificial, podemos citar:

Inteligência Artificial

CUDA, Deep Learning SDK, Jetpack SDK, MXNet, Pytorch, TensorFlow, TensorRT, TRTIS, TLT.

GPUS NVIDIA:GeForce, Tesla T4,NVIDIA V100, NVIDIA DRIVE, Jetson TX2, XAVIER AGX.

Algoritmos: TTFNET, Yolo,  Alexnet, MaskRCNN, CascadeRCNN,

Projetos de Software

A Kasco possui um Framework próprio para acelerar as entregas de suas aplicações. O framework Genus 2.0 visa agilizar o desenvolvimento de sistemas web, incluindo tanto front-end quanto back-end e consiste num conjunto de código, classes, modelos, templates e funções já prontos que executam papéis genéricos, permitindo que os desenvolvedores foquem em resolver o problema do cliente em si e possam reaproveitar módulos interessantes entre projetos, sem que seja necessário reescrever trechos de código já testados e funcionais.

O Genus em especial, já possui um esqueleto e uma organização de arquivos que torna a tarefa de adicionar novas páginas e funcionalidades mais simples e em sua versão mais pura já possui, dentre outros, os seguintes componentes:

  • Tela de login
  • Sistema de permissões para cada usuário e grupos de acesso (definindo as páginas que cada um pode ver/editar)
  • Funções de administração de usuários (cadastro, edição e exclusão)
  • Integração básica com banco de dados (adicionar e editar usuários)
  • Telas com logs de acesso, segurança e erros para o administrador
  • Esqueleto das páginas, com barra lateral contendo menu e informações sobre a página atual
  • Design responsivo, adaptando-se para diferentes tamanhos de tela, incluindo mobile
  • Arquivo de configuração para adicionar novas rotas e páginas facilmente

Node.js e Express.js

O back-end do Genus 2.0 foi desenvolvido utilizando Node.js, um interpretador de JavaScript que roda no servidor. Ele é leve, suportado por diversas empresas e utiliza um gerenciador de pacotes chamado NPM (node package manager) que gerencia as dependências tanto de desenvolvimento quanto de publicação da aplicação, contendo uma grande quantidade de módulos disponíveis para utilização.

Outra vantagem da utilização de Node.js no servidor é que a linguagem de programação utilizada no back-end é a mesma do front-end, dessa forma o desenvolvimento é mais simples, não sendo necessário capacitar os desenvolvedores em mais uma linguagem como PHP.

Além do Node.js, o Genus 2.0 também utiliza Express.js, um framework para construir aplicações e APIs. Ele é considerado o framework padrão para se trabalhar junto ao Node.js. O Express é utilizado para definir as rotas que serão consumidas e desenvolver middlewares (funções que são executadas em sequência sobre a requisição passada pelo cliente) agilizando assim o desenvolvimento do código do servidor.

MongoDB e Mongoose

 

MongoDB é um banco de dados não relacional (NoSQL) orientado a documentos. Ele armazena documentos no formato BSON, similar ao JSON (JavaScript Object Notation). Atualmente é o banco de dados não relacional mais utilizado. 

Ao contrário dos bancos relacionais que guardam os dados em tabelas com esquemas definidos, o MondoDB permite uma grande flexibilidade ao não exigir que todas as novas entradas tenham exatamente o mesmo formato. Além disso, disco, o MongoDB possui a possibilidade de escalabilidade horizontal, na qual é possível expandir o banco de dados adicionando um novo banco de dados, enquanto para bancos relacionais seria necessária uma melhoria de hardware (escalabilidade vertical). 

Juntamente com MongoDB o Genus 2.0 utiliza o mongoose. Mongoose é uma biblioteca para Node.js que permite modelar os dados e mapeá-los da estrutura do banco de dados para objetos JavaScript, de forma que eles possam ser utilizados pela aplicação que está sendo desenvolvida.

 Projetos de Hardware

A Kasco P&D tem em seu histórico o projeto e desenvolvimento de alguns equipamentos de Hardware, podendo destacar:  Placa PCie Octotuner ISDB-T,  Placa Dual Tuner ISDB-T, um miniPC UHD-Player com GPUs para I.A., estrutura fisica com cameras para inspeção térmica e óptica, entre outros.

Os projetos são desenvolvidos sempre considerando a menor dimensão, a quantidade necessária de camadas, o custo, a qualidade dos componentes e soldas, a eficiência térmica, a durabilidade, o menor consumo de energia e a usabilidade.

As etapas de desenvolvimento de hardware envolvem o projeto 3D das placas, o projeto de Layout, a lista de componentes, gerber files , produção dos protótipos, testes locais, produção em escala e testes do produto na fábrica antes de seu envio ao cliente final.

Desenvolvimento de Drivers, API e  SDKs

Para o controle e operação dos hardwares desenvolvidos, a Kasco tem desenvolvido seus próprios drivers e SDK (Software Development Kit) para garantir a compatibilidade de seus equipamentos nos mais diversos sistemas operacionais como diferentes versões do Linux, Windows, Chrome, entre outros.

 Linguagens de Programação, Protocolos  e Webservices

Buscando o máximo desempenho de seus sistemas e aplicações, a Kasco busca constantemente a identificação das linguagens de desenvolvimento mais apropriadas para o desenvolvimento e suporte futuro de seus produtos, entre elas podemos citar: CUDA, Python, C#, C++, Java, Javascript, Php,Typescript, Ruby, Swift , Objective C, entre outras. 

Em relação a escolha dos protocolos, para cada aplicação busca-se o protocolo adequado buscando a redução dos tempos de resposta e latência na comunicação de dados.

 

UDP, HTTP, SMTP. CORBA, XML-RPC,

WEBSERVICES : SOAP, WSDL, UDDI

LINGUAGENS DE MARCAÇÃO:XML,JSON